terça-feira, 24 de setembro de 2013

ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO

Após inúmeras reuniões com o Poder Executivo de São Mateus do Maranhão sem PROPOSTAS convincentes para os SERVIDORES MUNICIPAIS deste município a categoria em Assembleia Geral Extraordinária DECIDIU NO DIA 13/09/13 paralisar as atividades por tempo indeterminado, nesta segunda dia 23/09/2013 os servidores analisaram  a proposta do governo e  não aceitando  vários item decidiram iniciar o estado de greve . Como as REIVINDICAÇÕES nas imagens:


E após Reunião no Colégio São Francisco (NO DIA 19/09/13) para apresentação de proposta por parte do Poder Executivo, e o mesmo NÃO APRESENTOU PROPOSTA ALGUMA, e as repassou ao SINDSEMA NO SÁBADO DIA 21 POR VOLTA DAS 16:00, como pode ser verificado nas imagens abaixo:




E no DIA 23/09/13 os Servidores deste município tomaram conhecimento das propostas do Poder Executivo e em ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EM ESTADO DE GREVE DECIDIRAM EM MAIORIA ABSOLUTA NÃO ACEITAR. E logo após começaram a discutir, deliberar a respeito de uma Contraproposta e a mesma foi REDIGIDA e ENTREGUE HOJE ( DIA 24/09/13), e a imagem da mesma segue logo abaixo:






Atenciosamente à Diretoria do SINDSEMA.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

INFORMATIVO SINDSEMA


                                                             INFORMATIVO


Nós queremos deixar bem claro que estar mantido a decisão da assembleia do dia 13/09/13, e lembrar que a o estado de greve só pode ser deliberado em assembleia então SOMENTE A ASSEMBLEIA DECIDE POR SEU FIM, e que esta diretoria não fará nada contrario, não negociou e nem negociará qualquer proposta, essa decisão cabe então somente aos servidores, o que nós faremos será ouvir a proposta e depois leva-la a apreciação e deliberação das categorias.

Local de Concentração: em frente o prédio da FUNASA

Horário da concentração: às 8:00 horas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SERVIDORES DEFLAGRAM ESTADO DE GREVE EM SÃO MATEUS - MA

Assembleia dia 13/09/13
Assembleia dia 13/09/13


COMUNICADO

         São Mateus do Maranhão, 16/09/2013.

Assunto: Deflagração de greve


Assembleia dia 13/09/13 
O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO – SINDSEMA, ATRAVÉS DE SUA ENTIDADE SINDICAL, inscrita no CNPJ sob nº 17.231.561/0001-02, com sede provisória na Rua da Caema nº 9, cidade de São Mateus do Maranhão, neste ato representado por seu presidente José Martins Bandeira, vem comunicar a todos os servidores da rede pública municipal e a quem for de direito, que no dia 13 de setembro de 2013, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária, a qual deliberou por deflagrar movimento paredista, isto é, estado de greve, por tempo indeterminado, até que haja uma proposta que atenda as reivindicações de todas as categorias envolvidas, a mesma terá inicio em 23/09/2013, tendo em vista que os trabalhadores já realizaram uma mobilização de advertência ocorrida no dia 04/07/2013 e após esta outras várias tentativas de negociação das reivindicações que ocorreram nos referidos dias 07 e 27/08 e 12/09/2013 buscando incansavelmente uma solução, que até o presente momento o excelentíssimo senhor prefeito, HAMILTON NOGUEIRA ARAGÃO, não apontou qualquer solução esgotando-se assim qualquer outra forma de reivindicar se não desta maneira.  Segue logo abaixo a pauta de reivindicações, quais sejam:
Dos servidores em geral
1 – Reajustes dos vencimentos de todos os servidores que se encontram congelados desde 2010, (motorista, técnicos em enfermagem,  técnicos agrícola, fiscal de tributos, médicos veterinários, engenheiro agrônomo, enfermeiros, assistentes social e outros);
2 – Reposição da ajuda de custo (diária) dos motoristas do Hospital Municipal;
3 - Reposição do percentual de 20% de insalubridade de todos os servidores do Hospital Municipal;
4 – O pagamento de horas extras a todos os servidores que trabalham 48 horas semanais;
5 – A correção do valor percentual do adicional noturno de 20% para 25%, como determina a lei municipal nº 02/91;
6 – Criação do plano de cargos, carreira e salários de todos os servidores;
7 – Pagamento de incentivo financeiro aos A.O.S.D. pela realização e acumulação de atividades funcionais;
8 – O pagamento do 13º de todos os servidores que já aniversariam e ainda não receberam;
9 – Ajuste da Lei Municipal nº 02/1991;
Dos trabalhadores em educação
10 – Reajuste do valor pago pelo deslocamento a todos os trabalhadores da educação;
11 –  Ajuste do plano de cargos, carreiras e salários do magistério;
12 – Aumento de 8,22% para os professores em geral;
13 – Abono salarial;
14 – Melhores condições de trabalho;
15 – Convocação dos professores classificados e excedentes para ocupara as vagas ociosas;
16 – Retroativos referente ao reajuste salarial dos professores em 2012;
17 – Abonar as faltas dos dias que os trabalhadores estirem em movimento paredista.
A presente comunicação visa o cumprimento dos requisitos formais que regem o movimento paredista, na forma da lei e que esta mobilização tem por finalidade assegurar que os servidores tenham suas reivindicações atendidas e que o poder executivo tome as devidas providencias para corrigir os problemas acima citados. Ainda, informa que serão mantidos os serviços essenciais em 30%.


Cordialmente,




José Martins Bandeira

Presidente - sindsema


terça-feira, 10 de setembro de 2013

SINDSEMA - Edital de Convocação

EDITAL DE CONVOCAÇÃO



A Diretoria do SINDSEMA Convoca todos os Profissionais da rede Pública municipal, filiados ou não para uma assembleia Geral extraordinária a ser realiza dia 13/09/2013, na Av. Rodoviária s/n, no prédio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Templo Central, A mesma terá inicio às 15:00 h, para discutir e deliberar assuntos de interesse dos profissionais da rede pública municipal de São Mateus-MA.  


        São Mateus do Maranhão, 10 de setembro de 2013.

  

Atenciosamente;



José Martins Bandeira
  Presidente do SINDSEMA

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SINDSEMA REALIZOU ASSEMBLEIA HOJE DIA 29/08/13

Assembleia dia 29/08/2013
Assembleia dia 29/08/2013
Reunião dia 27/08/13
Assembleia dia 29/08/2013
                                  O SINDSEMA nesta tarde do dia 29/08/2013 realizou assembleia geral extraordinária com os servidores de São Mateus do Maranhão, para informa como andam as negociações. Após muito tempo de explanação, debates e opiniões exposta, os servidores deliberaram por esperar o dia 12/09/2013, quando o governo mediante acordo assinado na reunião do dia 27/08/12, fará proposta de reajuste dos salários dos servidores. Os servidores depois de muita discussão deliberam por realizar uma assembleia no dia 13/09/2013, isto é no primeiro dia após a reunião com o poder executivo (Representantes da Prefeitura de São Mateus) para que a assembleia analise e delibera se aceita ou não a proposta que será apresentada pelo governo municipal. Lembrando aos que não se fizeram presentes, o que ficou acordado com na reunião do dia 27/08/2013, foi o seguinte:

Reunião dia 27/08/13
1- No dia 12 de setembro será feita uma nova reunião para apresentação de propostas das reivindicações já encaminhadas e de conhecimento da atual Administração Pública Municipal para que seja definida a solução dessas reivindicações.
Reunião dia 27/08/13
2- Fica acordado que no dia 02/09 de setembro será convocada a comissão para a Criação dos Planos, até dia 10 de setembro deverá ser informado os nomes por parte das entidades, sindicatos e sociedade civil para a composição da comissão.
3- no dia 13/09 a Câmara Municipal será informada da criação da comissão e 17/09 fica acordado para 1ª reunião da Comissão para Criação dos Planos às 15:00hs em ponto no Colégio José de Senna Rosa. 
PS.: Queremos avisar que quando estávamos saindo o secretário de Administração nos informou que o pagamento deste meses só sairá até o 5 dia do mês de setembro, mais uma vez alegando falta de recursos. Também a título de informação os que ainda não receberam seu 13º salário, ficamos sabendo que os que se encontram em atraso será pago até o dia 10 de setembro.

Reiterando dia 13 de setembro de 2013, haverá nova assembleia, de já pedimos a presença de todos para que nesta assembleia possamos de fato decidir se iremos fazer, não podemos mais deixar o poder executivo empurrar com a barriga.
Assim os presentes nesta dia 27/08/2013, ouviram a leitura da ata e assinaram a mesma, como esta demonstrado na imagem abaixo:

      






quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAL DE
SÃO MATEUS DO MARANHÃO – SINDSEMA.
CNPJ: 17.231.561/0001-02
Sede Provisória: Rua da Caema Nº 9; Avenida Piqui
São Mateus do Maranhão – MA



EDITAL DE CONVOCAÇÃO


A Diretoria do SINDSEMA Convoca todos os Profissionais da rede Pública municipal, filiados ou não para uma assembleia extraordinária a ser realiza no dia 29/08/2013, na Rua da CAEMA nº 9, próximo à escola estadual Augusto Barros. A mesma terá inicio às 15:00hs, para discutir e deliberar assuntos de interesse dos profissionais da rede pública municipal de São Mateus-MA ciência a todos da atual situação das negociações.

São Mateus do Maranhão, 27 de agosto de 2013.

Atenciosamente;



José Martins Bandeira
          Presidente

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A FETRACSE-MA filiada a FORÇA SINDICAL convida os sindicatos filiados para se mobilizarem dia 30 de agosto:

 A FETRACSE-MA junto com as Centrais Sindicais convocam os trabalhadores para o dia nacional de paralisação em 30 de agosto, no caso de o governo federal se recusar a sentar à mesa para negociar a Pauta Trabalhista.

Documento unitário do movimento sindical, a pauta reúne propostas elaboradas para atender às necessidades dos trabalhadores e o desenvolvimento nacional.

Entre outras reivindicações, exige a exclusão do Projeto de Lei 4.330, que trata da terceirização, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a extinção do Fator Previdenciário.

A decisão do movimento sindical de realizar uma paralisação nacional foi tomada em decorrência da posição da presidenta Dilma Rousseff que não tem negociado as reivindicações com os representantes dos trabalhadores.

Assim, questões fundamentais como mudanças na política econômica capazes de promover o crescimento e a valorização do trabalho não receberam até agora atenção da presidenta e seguem paradas no Congresso Nacional. Cobra-se mais agilidade nas respostas às Centrais.

Para pressionar o governo e os políticos, os trabalhadores brasileiros
devem se somar ao movimento, cruzar os braços e protestar nas ruas para exigir a retomada das negociações.


O Dia Nacional de Luta, realizado pelo movimento sindical em 11 de julho, mostrou que os trabalhadores e trabalhadoras de todo o País estão mobilizados e unidos para garantir direitos e avançar nas conquistas.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aprovação dos royalties do petróleo representa "vitória histórica", diz presidenta



Thais Leitão/Agência Brasil
19/08/2013 às 09h26

BRASÍLIA – A aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei (PL) 323/07, que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo para investimentos em educação e 25% para a saúde, representou uma "vitória histórica", disse hoje (19) a presidenta Dilma Rousseff. Ela informou que vai sancionar o texto nos próximos dias "para garantir que os recursos comecem a chegar o quanto antes às creches, às escolas, aos hospitais e aos postos de saúde de todo o nosso país". A lei também destina 50% do Fundo Social para a educação.
Ao participar, nesta segunda-feira, do programa semanal Café com a Presidenta, Dilma enfatizou a importância da educação para que o Brasil entre na economia do conhecimento, dominando as invenções científicas e as aplicações tecnológicas. Ele destacou que nenhuma nação do mundo chegou ao patamar de país desenvolvido, sem investir muito em educação e ressaltou que a aprovação do texto legal está em sintonia com a vontade da sociedade brasileira.
"Nossos senadores e deputados aperfeiçoaram e votaram a proposta que sempre defendi e que meu governo enviou ao Congresso, para que as riquezas do petróleo, que são finitas e um dia acabam, sejam investidas em educação. Ao garantir esses recursos para a educação, estamos dando um passo decisivo para realizar o compromisso com o presente e com o futuro do país e deixar um grande legado às novas gerações de brasileiros e de brasileiras", disse.
Durante o programa, a presidenta explicou que os royalties são os recursos que as empresas pagam para o governo como compensação financeira pela exploração do petróleo, em terra ou no mar. De cada barril de petróleo que as empresas tiram, entre 10% a 15% são divididos entre o governo federal, os estados e os municípios. Com a nova lei, a parte dos royalties que cabe ao governo federal será gasta na educação e na saúde, o que representa R$112 bilhões a mais para financiar os dois setores nos próximos dez anos.
"Estes R$112 bilhões são apenas os recursos decorrentes do petróleo que já foi descoberto ou que já está sendo extraído. Como nós vamos continuar a descobrir e a explorar cada vez mais, este valor pode subir na medida em que vamos abrindo novas licitações, colocando novas áreas para a exploração do petróleo", disse, lembrando que em outubro o governo vai licitar o Campo de Libra, que fica no fundo do mar, a 160 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro. Essa camada do pré-sal foi descoberta pela Petrobras em 2006 e tem produção estimada entre 8 e 12 bilhões de barris de petróleo.
"Só o Campo de Libra contribuirá para que o saldo do Fundo esteja entre R$ 360 bilhões e R$ 736 bilhões nos próximos 35 anos", disse, ressaltando que a lei definiu a educação básica como prioritária para a aplicação dos recursos. Dilma destacou que até 2014 o governo espera construir 6 mil creches, especialmente para crianças pobres.

Câmara de Presidente Dutra aprova projeto de lei que concede abono salarial a Professores da rede Publica Municipal.

Segunda-feira 12/08,  em sessão da Câmara Municipal, projeto de lei 18/2013 de autoria da Prefeitura Municipal de Presidente Dutra que autoriza o poder exeutivo a conceder abono salarial a todos os professores da rede publica municipal de ensino. O projeto foi amplamente discutido entre a prefeitura, a Secretaria de Educação e o SINTESPEM e vai beneficiar cerca de 350 profissionais da educação. De acordo com o Projeto de Lei, baseado em Lei Federal do FUNDEB, só terá direito ao abono, os professores que forem efetivos e estejam no efetivo exercício da funcão. Neste ponto, a princípio, discordou o vereador José Jarbas (PRB) que queria que o benefício seja estendido a todos os professores; “Entendo que o abono deve ser pago inclusive a quem trabalha numa biblioteca, afinal uma biblioteca é também uma sala de aula”, declarou Jarbas. Os argumentos apresentados pelo Presidente do SINTESPEM Ivaldo Lopes convenceram, não apenas Jarbas,  mas todos os demais vereadores e o projeto do abono foi aprovado por unanimidade.  O projeto será sancionado pelo prefeito Juran Carvalho e o abono deve ser pago antes do dia 20 desse mês. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

SINDSEMA Realizou Assembléia com os Funcionários do Município

No ultimo dia 08/08/2013, o SINDSEMA realizou assembléia com os servidores público de São Mateus-MA para apresentar o resultado da reunião com o poder executivo, os servidores que estavam presente puderam apreciar o que foi discutido e deram a sua opinião. Ao final da Assembleia Geral Extraordinária os servidores decidiram que caso as negociações não avancem para uma solução, o próximo passo será a de uma greve por tempo indeterminador, já que a muito tempo a situação persiste e até o presente momento não se tem nada de concreto. Queremos lembrar que as negociações continuaram na semana que vem e que faremos de tudo para que o mais rápido possível possamos trazer aos funcionários uma resposta e prazos para que tenhamos algo concreto para trazer aos servidores de São Mateus. Queremos convidar você que é professor, vigia, AOSD, recepcionista, os técnicos e demais funcionários que ainda não participaram das nossas assembleias  que procure participar e se manter informado a respeito do que acontece no município, esse é único caminho para que aqui em São Mateus possamos conquistar melhores salários, respeito e garantia dos direitos, melhores condições de trabalho, mas pra isso o primeiro passo é conscientizar-se que os trabalhadores só conseguem mudar a sua realidade se cada um der sua contribuição para que todos possamos conquistar o que almejamos, é trabalhar juntos para um bem comum, garantir uma situação melhor a todos é melhor que tentar se dar bem e prejudicar uma maioria, as conquista coletivas tem o poder de transformar e são duradouras.